segunda-feira, 17 de maio de 2010

SILVA, Marco. De Anísio Teixeira à Cibercultura: DEsafios para a Formação Ontem, Hoje e Amanhã.

O texto de Marco Silva está fundamentado nos textos de Anísio Texeira o qual aborda a qualificação dos professores nos dias atuais.
Embora voltando para a realidade atual, este texto retoma uma inquietação já manifestada por Anísio Teixeira o qual argumenta que compreender a TV e a internet como recurso didático, torna um passo indispensável para a melhoria da educação na cibercultura.
Anisio Teixeira propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado. A frase que achei interessante:

“É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.” (Anísio Texeira)

Ou seja, o mestre de amanhã tem que ser multidisciplinar, ser um pouco de tudo, biólogo, matemático, cientista social e etc., contribuir para que a chama de querer aprender cada vez mais e sempre permaneça constante.

Assim, o texto mostra que Anísio Teixeira defende que a educação é um direito de todos e não um privilégio. Afirma que a escola deveria formar indivíduos aptos a refletir sobre e inserir-se nessa sociedade, considerando sua liberdade individual e sua responsabilidade diante do coletivo.


Bom é isso...

bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário