sábado, 24 de abril de 2010

EDUCAÇÃO E CYBERCULTURA A nova relação com o saber Pierre Lévy

O autor nos obriga a analisar de forma critica as modificações relacionadas com a educação, com a introdução das novas mídias de comunicação e informação, ou seja, da inclusão das tecnologias de aprendizagem. Para Levi, atualmente os sistemas de educação vêm sofrendo novas obrigações de diversidade e velocidade de evolução dos saberes. Afirma, que mesmo obtendo acesso as informações atuais, devido à velocidade constante da evolução cultural e do conhecimento, principalmente no campo da educação, o ser humano é obrigado a se atualizar, a estar paralelamente no mesmo caminho da evolução, como afirma o autor ao dizer que “a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional serão obsoletas no fim de sua carreira”.

Assim, o trabalho hoje é sinônimo de “aprender, transmitir saberes (ensinar) e produzir conhecimentos” e que o ciberespaço – por meio de suas tecnologias – suporta cada vez mais os reflexos das funções mentais humanas, como a memória, a imaginação e a percepção.

Segundo o autor, o “saber-fluxo, o saber-transação de conhecimento, as novas tecnologias da inteligência individual e coletiva estão modificando profundamente os dados do problema da educação e da formação”. Refere-se ao fato que as informações, programas e conhecimentos cibernéticos podem ser compartilhados entre varias pessoas.

Através do seu texto, Levi passa a idéia que a cibernética representa para a sociedade o aperfeiçoamento, sobretudo da comunicação, tornando mais rápida, fácil e eficaz a comunicação a distancia. O que o autor quis dizer é que a cybercultura disponibiliza com rapidez a informação globalizada instantânea e que os sistemas de ensino nas escolas e nas universidades aplicam métodos ainda “arcaicos”, planejados, com aprendizagem baseadas nos livros. Mostra que a sociedade moderna tem a necessidade de aprender algo mais que os livros. É nesse ponto que entra a cybercultura como uma nova cultura moderna, capaz de interagir com o indivíduo saberes de forma instantânea.

Com toda essa tecnologia informacional em obter com tamanha rapidez o conhecimento, me questiono se os países em processo de desenvolvimento possuem condições favoráveis para inserir o que chamamos de “nova cultura moderna”?Porque Sabemos que a tão chamada “era da cybercultura” não é tão recente assim, uma vez que vivemos em um cotidiano incrementado de elementos eletrônicos, digitais, virtuais e tecnológicos e, mesmo assim, com todo esse tempo de inclusão, muitos países até hoje carecem dessas ferramentas tecnológicas.

Portanto, mesmo o autor transmitindo a idéia que o papel dos educadores nas escolas, instituições de ensino e na própria indústria da educação hoje é absorver e dedicar-se na conquista de uma educação qualificada e incrementada por processos tecnológicos, devemos ter em mente que esses aparatos todos custam caros para serem inseridos rapidamente na sociedade como acessório educacional. A introdução dessas tecnologias informacional acontece em passos lentos (como de uma tartaruga!), principalmente aqui no Brasil, né!?!?

Enfim, é isso! Espero que goste do meu pequeno resumo.

Bjs

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